Skip to main content

Os queijos da Fazenda Santa Vitória, reconhecida pela excelência leiteira

A Fazenda Santa Vitória tem sua origem no Ciclo do Café, no século 19. Em seguida, a pecuária leiteira foi escolhida para dar continuidade às atividades econômicas da propriedade, que se firmou como grande produtora do Vale do Paraíba. A Queijaria Santa Vitória foi fundada em 2022. O leite, nossa matéria-prima principal, é de altíssima qualidade e oriundo exclusivamente do rebanho da fazenda. Nossos produtos nascem num ambiente natural privilegiado em clima, solo e água, e colocam Queluz no mapa do queijo do Brasil.

O Melhor Leite

Só se faz queijo bom com leite bom. A excelência do nosso leite é resultado de cuidados de ponta a ponta, garantindo que chegue nas condições ideais à queijaria. Isso inclui espaço coberto para descanso das vacas, ordenha em sistema fechado e alimentação balanceada o ano todo. Nossas vacas são das raças girolando e jersey e cuidamos diariamente do bem-estar delas.

Excelência Queijeira

Grandes queijos podem ser feitos com leite cru ou pasteurizado e aqui escolhemos o segundo caminho. Produzimos queijo frescos e maturados, iogurte e manteiga com nosso próprio leite. Depois de recebida, analisada e pasteurizada, essa nobre matéria-prima recebe culturas lácteas selecionadas para resultados específicos de aroma, sabor e consistência. Em nossas salas de maturação, cada queijo terá as condições certas para atingir o ponto ideal. Nossos controles de qualidade são realizados em diversos momentos e locais da fazenda.

Reconhecimento

Fomos a primeira queijaria de São Paulo a ter o selo Sisp Artesanal e ainda em nosso primeiro ano de existência (2022) fomos reconhecidos no Mundial do Queijo do Brasil com medalhas de bronze para o queijo Alecrim e para Iogurte Natural Integral. No ano seguinte, obtivemos o Selo Arte, que nos permite a comercialização em todo Brasil. Atualmente, recebemos visitantes na queijaria e lojas em quase todas as regiões do país vendem nossos produtos.

Nossos produtos

A linha de produtos da queijaria inclui queijos, iogurte e ricota cremosa. Todos são elaborados com leite pasteurizado das vacas do nosso rebanho. Temos peças inteiras e frações, bem como potes de diferentes volumes.

Iogurte

Denso, cremoso e com delicada acidez. Esse é o iogurte natural produzido na fazenda, já aprovado pelos hóspedes e agora disponível da porteira para fora. O cuidado com a receita é o mesmo, da fermentação do leite ao escorrimento da massa. Seu sabor é leve e equilibrado, com aroma suavemente adocicado.

Alecrim

As ervas são parceiras dos queijos há tempos e em muitas receitas, conferindo perfume ao preparo em que entram. Nesse exemplar não é diferente e o alecrim, tão conhecido do brasileiro, cobre sua casca durante a maturação de 30 dias. O característico aroma herbal torna-se perfeitamente amalgamado com a massa macia e de breve acidez.

Meia Cura

O queijo meia cura é um velho conhecido da mesa do brasileiro. Um queijo para todos os dias e todas as horas. Sua massa é macia, com aroma e sabor suaves, caracterizada também por bem-vinda acidez, que delicadamente convida à próxima mordida. Degustar puro, derretido ou ralado em inúmeras receitas.

Capuchinha

Um queijo que foge do lugar comum e de maneira bela. Coberto por flores de capuchinha (não só comestíveis, mas indispensáveis), matura por 30 dias. Sob a fina casca amarelada e florida, a massa se mostra fechada e com acidez delicada. Boa experiência com plantas alimentícias não convencionais.

Tomilho

Além da maturação, o desenvolvimento de sabor desse queijo passa pela adição de tomilho à receita. Essa erva tão apreciada é aplicada sobre a casca e o queijo amadurece por 30 dias com ela. Como resultado, aumenta-se a complexidade sensorial em cada fatia, com camada extra de sabor e aroma.

Minas Frescal

Poucos queijos entregam percepção de aroma e sabor do leite como ele. Por isso, a prudência na salga é tão importante, bem como os processos para manter o sabor bem suave e equilibrado. O objetivo é evidenciar a qualidade do leite. Consistência macia e massa úmida são as sensações desse queijo ideal para começar o dia.

Parahyba

Queijos de casca lavada são uma tradição europeia e agradam em cheio quem busca complexidade extra. Esse exemplar da fazenda é lavado na cerveja durante 30 dias, o que lhe torna a casca ainda mais aromática. O processo também contribui para manter a massa muito macia, cujo sabor permanece suave.

Ricota Cremosa

Ela é perfeita para o café da manhã e para diversas receitas que pedem delicadeza láctea. Sua produção é pura simplicidade, baseada essencialmente no soro do leite das vacas da fazenda. Caracterizada pelo frescor e suavidade, ela é branca, tem consistência macia e apresenta massa fechada.

Urucum

A cor alaranjada da casca se explica pelo uso de urucum, corante extraído da natureza e usado em vários pratos da culinária brasileira. Ao final dos 30 dias de maturação, apresenta consistência bem macia e sabor levemente amanteigado. Já o aroma, apresenta nota levemente adocicada.

Capelinha

Os clássicos queijos de mofo branco franceses são a referência aqui. A casca levemente enrugada é comestível e traz aroma, sabor e consistência extras para a degustação. São evidentes o caráter terroso e a cremosidade, que se intensificam à medida que o queijo evolui, já fora da queijaria. Um queijo em constante mudança.

Cangalha

Inspirado nos queijos de massa dura italianos, tem o mesmo modo de fazer de outra especialidade da nossa queijaria, o Entre Serras. No entanto, matura por mais tempo, se transformando ao longo de seis meses. Isso lhe confere massa quebradiça e sabor bem mais intenso, caracterizado pelo delicioso equilíbrio de notas salgadas e picantes.

Entre Serras

O Entre Serras lembra um parmesão jovem, pois seu modo de fazer vem do queijo que os imigrantes italianos desenvolveram ao chegar à Serra da Mantiqueira, no século passado. Ele passa por dois meses de maturação, tem sabor suave e ligeiramente adocicado e apresenta massa firme ao toque, mas macia na boca.

Informações adicionais

Onde comprar?

Em breve, nossos produtos estarão disponíveis em um canal de e-commerce próprio. Enquanto isso, você pode comprá-los pessoalmente na fazenda ou em várias lojas espalhadas pelo Brasil. Mande uma mensagem que te responderemos com a lista atualizada de pontos de venda.

Como me tornar revendedor?

Todos os nossos queijos e o Iogurte Natural Integral possuem Selo Arte, o que permite sua comercialização em qualquer estado brasileiro. Entre em contato e teremos prazer em enviar nosso portfólio com informações completas de cada produto nosso, bem como valores e condições comerciais.

Entre em contato:
[email protected]
(12) 99711-9187

Como agendar uma degustação?

Se você gosta de queijos e se interessa por conhecer a origem do que come, pode conhecer de perto o trabalho da queijaria e degustar os produtos onde são feitos. A visita à produção é feita em horários previamente informados aos hóspedes ou agendada antecipadamente para visitantes externos. Consulte a disponibilidade.

Entre em contato:
[email protected]
(12) 99711-9187

Fale conosco
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner