© 2025 Fazenda Santa Vitória. Todos os direitos reservados.
Governança Social e Ambiental
Produzir com respeito e eficiência
A Fazenda Santa Vitória sempre foi uma propriedade produtiva. Começou com cultivo de café e nós a assumimos voltada para a pecuária leiteira. Sempre entendemos que qualquer projeto que desenvolvêssemos nessa terra deveria respeitar as pessoas e a natureza em sua pluralidade. Foi com esse pensamento que concebemos a hospedagem rural, a queijaria e todos os outros negócios que implantamos aqui.
Nosso cotidiano é a prova de que o equilíbrio entre meio ambiente e o fazer rural não apenas é possível, como é o melhor caminho para todas as partes. Com agricultura sustentável, preservação das matas e rios, apoio às comunidades locais e valorização da cultura regional, conseguimos gerar valor para Queluz e fortalecer a imagem do Vale do Paraíba. Perceber o impacto que causamos em quem se hospeda conosco e nos que trabalham para que tudo isso aconteça é o que nos move.
Compromisso com as pessoas
A equipe da fazenda é composta exclusivamente por moradores de Queluz e cidades vizinhas. Alguns nasceram na propriedade, literalmente, e continuam morando nela, muito antes da implantação do projeto atual. Valorizamos essas pessoas, suas histórias e saberes, pois são a alma do nosso lugar e aprendemos diariamente com elas. Acreditamos na nossa capacidade de transformação social.
As pequenas ações do cotidiano são os melhores exemplos disso. Fornecemos todos os insumos que o Sávio, morador aqui há 30 anos, precisa para produzir as hortaliças que vende para merenda escolar e na feira da cidade. Todas as crianças que moram na fazenda recebem apoio material no início do ano. Ajudamos a criar uma associação de dança que contribui para manter a tradição da festa junina.
Cuidar do meio ambiente
A fazenda ocupa área imensa no Vale do Paraíba, entre as serras da Mantiqueira e da Bocaina e próxima ao rio Paraíba do Sul. As áreas de Mata Atlântica que preservamos e recuperamos na propriedade cumprem papel importante para a manutenção da biodiversidade local e estão situadas em meio à unidades de conservação do nosso estado, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na queijaria, recolhemos grande quantidade de soro diariamente e transformamos parte dele numa deliciosa ricota cremosa, destinando o restante à alimentação de nossas vacas. A fazenda também contribui mensalmente para a manutenção de associação que cuida de animais abandonados em Queluz.
Nossas ações transformam
O sol é nosso parceiro
Com nossas vastas áreas abertas, temos luz natural em abundância durante todo o ano. Aproveitamos de forma inteligente nosso espaço para converter isso em energia solar. A propriedade abriga quatro usinas solares que produzem energia limpa suficiente para abastecer 90% do que a hospedagem e a produção de leite demandam. Nossa meta é a autossuficiência total de todas as nossas atividades.
Uso inteligente da terra
Manter a fazenda produtiva como sempre foi nos exige adequações em relação aos desafios atuais. Entendemos que é fundamental diversificar as atividades com a terra, o que cumpre funções não só econômicas, mas também biológicas. Além das áreas de floresta nativa que preservamos, cuidamos de hortas e árvores frutíferas nativas, cultivamos milho para alimentar o gado e plantamos madeira de reflorestamento, beneficiada em nossa própria serraria. Esse é o caminho que trilhamos para produzir de forma sustentável.
Fortalecemos a cultura regional e a arte
Nossos parceiros
Trabalhamos com quem pensa parecido com a gente, seja em que área for. De prestigiados guias internacionais aos pequenos produtores que nos cercam, todos trabalham para entregar os melhores produtos e serviços. A experiência do cliente é fundamental, mas só se justifica quando existe respeito pelas pessoas e pelo ambiente ao redor.